“Termo cunhado por Theodor Nelson nos anos 1960, hipertexto refere-se a uma forma de texto digital, uma tecnologia radicalmente nova e uma modalidade de publicação. “
http://www.hyperlogos.bem-vindo.net/tiki-index.php?page=Landow+Conceito+de+Hipertexto
“Uma escrita não sequencial, um texto que bifurca, que permite que seja o leitor a eleger o melhor ecrã interactivo. De acordo com a noção popular, trata-se de uma série de blocos de texto conectados entre si por nós, que formam diferentes itinerários para o utilizador."
NELSON, Theodore, Literary machines, Swarthmore, Pa, edição de autor, 1981
http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm
"Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo".
Fiderio, J. (1988), A Grand Vision--Hypertext mimics the brain's ability to access information quickly and intuitively by reference. Byte Magazine, Vol. 13, Nº 10. October 1988
http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm
O hipertexto permite ao leitor optar pelo caminho a seguir dentro do texto, de forma flexível. Por não possuir uma estrutura hierárquica, auxilia o usuário na aquisição e assimilação do conhecimento, pois ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, outros que estão interligados, consequentemente também são acessados, nos oferecendo uma gama de informações.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário